Postagens populares

sábado, 1 de outubro de 2005

Queijo Suíço?


Veja foto publicada no JBr Online de hoje sobre o protesto na BR-040:

sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Com a palavra a senadora Ideli

No O Globo de hoje:

Petista manobra para esvaziar sessão da CPI


BRASÍLIA. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) foi flagrada ontem numa manobra para tirar o quórum da sessão administrativa da CPI dos Correios que deveria analisar o pedido de quebra de sigilo de corretoras que podem ter operado com fundos de pensão para alimentar o esquema de financiamento do PT, montado pelo empresário Marcos Valério. As corretoras são: Elite Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários e a Sociedade Corretora Paulista S/A (Socopa).

Depois de ouvir a senadora pedindo que pelo menos dois parlamentares não participassem da reunião, entre eles os deputados Nelson Meure (PP-PR) e Maurício Rands (PT-PE), o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) denunciou a operação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Divisão de poderes...

Para guardar para a história, a notícia dada no O Globo de hoje:

Mundos e fundos por Aldo

Gerson Camarotti, Isabel Braga e Cristiane Jungblut
BRASÍLIA

A véspera da eleição de hoje para escolher o presidente da Câmara foi marcada por manobras pesadas do Palácio do Planalto em favor da candidatura do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderou pessoalmente a ofensiva para tentar garantir votos para Aldo, se reunindo logo de manhã com o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia (PTB), e com o candidato do PTB ao comando da Câmara, Luiz Antonio Fleury Filho (SP). Quase ao mesmo tempo, no quarto andar do Planalto, o ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, recebia a cúpula do PL, que pediu, em troca do apoio a Aldo, maior volume de liberação de recursos do orçamento do Ministério dos Transportes, cujo titular é Alfredo Nascimento (PL).

Participaram do encontro com Wagner o presidente do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, o líder da bancada, Sandro Mabel (GO), e o ministro. Em reunião com a bancada do PL os três anunciaram a promessa do governo de “destrancar” o orçamento do Ministério dos Transportes para operações tapa-buracos e pequenas obras em rodovias. Reservadamente, os dirigentes disseram que a promessa era de liberação, ainda em outubro, de R$ 1 bilhão em duas parcelas.

— Precisamos liberar dinheiro para o ministério de qualquer jeito — disse Mabel.

PL cogitou negociar segundo ministério

O PL chegou a tentar negociar um segundo ministério, no caso o da Educação, em troca do apoio a Aldo, mas avaliou que não ficaria bem para a imagem da legenda barganhar nova pasta. Com o crescimento de boatos em torno da notícia, Jaques Wagner reagiu:

— Não tinha, não tem e não terá ministério nessa negociação. Estamos tratando do fortalecimento da base aliada. Essa é a argumentação que está sendo usada nas conversas com os partidos.

Surpreendido com a ação de seu partido, o candidato do PL, João Caldas (AL), partiu para o ataque, acusando o governo de usar a máquina para interferir na eleição:

— O governo está tirando a eqüidade do pleito. A Casa perde autonomia quando o governo age desse jeito. Isso é ruim para a democracia — protestou Caldas, abatido, para, no fim do dia, desistir da candidatura.

Nas conversas com ministros, o presidente Lula tem cobrado o empenho de todos por Aldo. Em fevereiro, quando Severino foi eleito, Lula se mantivera distante da disputa e, mais tarde, reconheceu que tinha errado.

De manhã, com a percepção do crescimento da candidatura do deputado Ciro Nogueira (PP-PI), o governo resolveu agir. A estratégia foi pulverizar os votos mantendo o maior número de candidaturas possíveis. Até as 20h50m de ontem, dez candidaturas estavam registradas. No fim da noite, além de Caldas, o deputado Francisco Dornelles (PP-RJ) também desistiu.

— Com dez candidatos na disputa fica claro que a Câmara perdeu qualquer centro de poder. Vai se construir uma maioria fluida para eleger Aldo ou Nonô e no dia seguinte já estará dissolvida — analisou o deputado Paulo Delgado (PT-MG).

O maior temor do governo era a ida de Ciro Nogueira para o segundo turno, que poderia motivar a repetição do efeito que levou à eleição de Severino, quando o baixo clero se uniu, com apoio da oposição e de petistas, para derrotar Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). Apesar das vitórias de ontem, o governo estava em alerta até o fim da noite de ontem monitorando votos em todas as legendas.

Depois de acordar com um cenário negativo, o governo foi tendo vitórias ao longo do dia em favor de Aldo. A primeira mudança no cenário da eleição teve a interferência pessoal de Lula. Depois de um apelo do presidente, o candidato do PTB, Luiz Antonio Fleury Filho (SP), decidiu quebrar o acordo que havia com Ciro e João Caldas (AL) e anunciar que levaria sua candidatura até o fim.

O governo contou até com o apoio do petista Virgílio Guimarães (MG) — candidato dissidente em fevereiro — para levar o grupo de deputados do Câmara Forte a avalizar a candidatura do petebista. Com Fleury na disputa, a expectativa do governo é tirar de Ciro Nogueira pelo menos 20 votos.

Divisão também beneficia Nonô

Embora sem o apoio da parcela do PMDB que irá votar em Michel Temer (SP), tanto quanto Aldo, Nonô acabou beneficiado pela pulverização dos votos do baixo clero. A esperança do grupo é que, divididos, eles não consigam levar Ciro Nogueira ao segundo turno. Temer chegou à reta final da campanha enfraquecido.

Pelos cálculos do governo, a ofensiva já tinha dado resultado, com mais de 200 votos em favor de Aldo. A avaliação era de que ele estava com vaga garantida no segundo turno.

Fleury, ao ser perguntado sobre o encontro, disse que avisou que sua candidatura estava mantida.

— Ontem (anteontem), o presidente Lula me ligou e eu fui lá hoje (ontem) com o ministro Walfrido. Tivemos uma conversa muito boa. Nossa candidatura está crescendo, ganhamos o apoio do Câmara Forte — disse Fleury, referindo-se ao grupo suprapartidário que, em fevereiro, apoiou Virgílio Guimarães (MG).

COLABORARAM Ilimar Franco e Maria Lima

terça-feira, 27 de setembro de 2005

A sobrevalorização do real

Superavit primário não paga os juros, contigenciamento do orçamento não permite investimentos, dolar a 2,25.

Acho que já vi essa história.

segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Quem é o maior cliente da IBM no mundo?

Brasillllllllllllll.

Deu na coluna de Cláudio Humberto de hoje:

Maior do mundo
A compra de R$ 718 milhões – sem licitação, claro – à IBM fez do Banco do Brasil o maior cliente da multinacional em todo o planeta. Pulou de quarto para o primeiríssimo lugar. Um caso para CPI nenhuma botar defeito.

Modo preferido
Para justificar a megacompra à IBM sem licitação, o Banco do Brasil alega que não há outros fornecedores. Mas existem e até fizeram uma big venda à Caixa Econômica Federal. Sem licitação, como preferem os petistas.

Mulheres cinqüentonas nuas por uma boa causa


Mulheres com mais de 50 anos decidiram tirar a roupa para ajudar um hospital que cuida de crianças e adolescentes com câncer em São Paulo. Seguindo o exemplo de voluntárias da Inglaterra, elas vão ser modelos de um calendário. O dinheiro arrecadado com a venda será revertido em prol do Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graac).

O hospital foi construído há sete anos na Vila Clementino, Zona Sul da capital, e atende cerca de 2.500 pacientes por mês. Todas as modelos que vão aparecer no calendário trabalham como voluntárias no hospital e dão apoio aos pacientes e aos pais.



Elas são psicólogas, aposentadas e advogadas, que podem ser vistas em seus aventais, com muita disposição, pelos corredores da instituição. Elas se inspiraram em grupo de voluntárias da Inglaterra, que também posaram nuas para um calendário. "Nem pensei na celulite. Se pensasse não iria fazer", disse uma das voluntárias.

Informações sobre o calendário: graacc@graacc.org.br.


Do JBr OnLine de hoje

domingo, 25 de setembro de 2005

Escândalo no Futebol

Jogos sob suspeita:

1. Vasco 0 x 1 Botafogo, 8 de maio: Rafael Marques, do Botafogo, domina na entrada da área e cai. Logo na primeira rodada, Edílson marca um pênalti inexistente e garante a vitória do Botafogo. Ele acabou reconhecendo à “Veja” que não houve penalidade.

2. Ponte Preta 1 x 0 São Paulo, 2 de junho: Edílson Pereira marcou um pênalti a favor do São Paulo no fim do jogo, defendido pelo goleiro da Ponte Preta. Aparentemente, o juiz acertou no lance.

3. Paysandu 1 x 2 Cruzeiro, 16 de julho: O Cruzeiro não vencia fora de casa desde 11 de maio, quando derrotara o Baraúnas, em Mossoró (RN), pela Copa do Brasil. Mas a atuação do juiz não foi polêmica.

4. Juventude 1 x 4 Figueirense, 24 de julho: De acordo com a revista “Veja”, a Polícia Federal teve acesso à escuta telefônica em que Edílson Pereira diz por que não conseguiu concretizar o combinado, que era favorecer o Juventude: a ótima atuação de Edmundo, do Figueirense.

5. Santos 4 x 2 Corinthians, 31 de julho: Conversas a que a Polícia Federal teve acesso confirmam tentativa frustrada do árbitro em influenciar o resultado do jogo. Nelas, Edílson Pereira ouve reclamações do empresário Nagib Fayad sobre a derrota do Corinthians.

6. Vasco 2 x 1 Figueirense, 7 de agosto: Escutas da Polícia Federal revelam que o resultado cobrado pelo empresário Nagib Fayad era a vitória do Vasco, que venceu. De acordo com as escutas, Edílson admitiu a Fayad que um dos auxiliares colaborou no esquema.

7. Cruzeiro 4 x 1 Botafogo, 10 de agosto: Edílson não marcou um pênalti claro para o Botafogo quando os mineiros venciam por 2 a 0.

8. Juventude 2 x 0 Fluminense, 14 de agosto Sem lances polêmicos.

9. Inter 3 x 2 Coritiba, 21 de agosto: A arbitragem não foi alvo de polêmicas. Mas escutas flagram Fayad comentando que não conseguiu fazer a aposta porque donos de um site desconfiaram do esquema.

10. São Paulo 3 x 2 Corinthians, 7 de setembro: Outro jogo polêmico. O São Paulo venceu com um pênalti polêmico. Tevez e Sebá acusaram Edílson de xingá-los de “gringos de merda”.

11. Fluminense 3 x 0 Brasiliense, 10 de setembro: Sem lance polêmico.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO