Postagens populares

quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Dá pra acreditar?

Os dias da i(y)o(ô)ga em debate na CCJ

Isabel Braga

BRASÍLIA. Qual a diferença entre ioga e yôga? Talvez pela dificuldade para responder à pergunta, os deputados aprovaram ontem, na Comissão de Constituição e Justiça, dois projetos de lei instituindo dias distintos no Brasil para a comemoração da milenar prática indiana: 18 de fevereiro, como Dia nacional do Yôga, e 22 de setembro como Dia da Ioga. Os projetos, que seguem agora para o Senado, suscitaram duas horas de debate na CCJ, o que tirou do sério o presidente, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

— Estamos reunidos há uma hora e 15 minutos para discutir um tema deste — apelou ele.

Como os debates continuaram, o presidente da CCJ insistiu pela conclusão da discussão:

— Por favor! Não estamos discutindo aqui a gravidade da crise, nem a reforma política, mas uma matéria de menor relevância!

O primeiro projeto, que cria o dia 18 como Dia Nacional do Yôga, foi apresentado ano passado pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). O dia coincide com o aniversário de um dos mestres do Yôga, professor De Rose, o que motivou o deputado Roberto Gouveia (PT-SP) a apresentar outro projeto, criando o Dia da Ioga — num paralelo ao que já existe na cidade de São Paulo.

A briga entre as duas linhas contamina os próprios deputados.

— Estamos aqui nos prestando a esse papel ridículo, temos de ter coragem de dizer isso. O estado é laico, é um absurdo discutirmos — afirmou o deputado Carlos Motta (PL-MG).

— Yôga é filosofia, não é religião — rebateu o relator do projeto do Dia do Yôga, deputado Sérgio Miranda (PDT-MG).

Foram 20 intervenções durante a sessão de uma hora e 40 minutos quando debates filosóficos sobre a diferença entre as duas práticas mais confundiam do que esclareciam. O próprio Biscaia, que acompanhou os debates, não estava tão certo sobre a diferença:

— A Yôga seria uma linha dentro da Ioga, que é uma filosofia mais ampla, de sanidade física e mental. A Ioga é praticada por mais idosos e o Yôga seria mais um culto ao corpo.

Na platéia, os adeptos da prática do Yôga, a maioria jovens, trajavam camisetas laranjas com a inscrição “Dia 18 de fevereiro, dia do Yôga”. Havia também representantes das outras correntes de ioga, mas com roupas convencionais.


OGlobo - 05Out2005

Seja o primeiro a comentar

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO